Correio Popular Notícia


ELEIÇÕES 2014
Candidato Padre Ton quer investir em Rondônia

Data da notícia: 29/09/2014
Foto:

(Por Josias Brito) O Jornal Correio Popular inicia, a partir de hoje (27), uma série de sabatinas com os candidatos ao Governo do Estado de Rondônia que se dispuseram a visitar o jornal e ser sabatinado pelos jornalistas. Eles estão sendo entrevistados por editores do jornal e também responderam as perguntas enviadas pelos leitores do Correio Popular.
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140927-131.jpg[/IMG] Foram discutidas propostas para áreas como Segurança, Saúde, Educação e Infraestrutura, com o objetivo de ajudar os eleitores a decidirem quem escolher para votar no pleito que ocorrerá no dia 5 de outubro. O primeiro a ser sabatinado pelos editores do jornal foi o candidato a Governo do Estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Padre Ton.

CP - Quais são suas propostas para os problemas que Ji-Paraná enfrenta atualmente como Aeroporto, Caerd e saúde?

Padre Ton ? Eu quero ser um governador municipalista, pois fui prefeito e sei das dificuldades que é ser prefeito em uma cidade. Em primeiro lugar quero me relacionar bem com os prefeitos das nossas cidades e de Ji-Paraná que é a maior cidade do interior. Em relação à Caerd sou contra a privatização de um bem público. A Companhia de Água, por mais ruim que seja, ela tem bens investidos em Ji-Paraná e o Governo Federal liberou mais de um bilhão de reais de recursos para água e esgoto e muitos desses recursos estão parados. Iremos criar uma força tarefa no estado com a Caerd e também parcerias com estudantes de engenharia, para que estes projetos sejam executados mais rápido no estado. Irei incentivar a organização dos municípios para criação dos Saaes para atender a população com água tratada.
Sobre a questão dos aeroportos, Padre Ton disse que em seu plano de governo irá criar um departamento pra administrar os aeroportos do estado, em especial o de Ji-Paraná. O candidato citou os diversos problemas que o município vem enfrentando em alguns bairros mais pobres e que em seu governo irá ajudar a amenizar o sofrimento destas famílias. Ele ressaltou que estará a disposição das administrações municipais e criará o programa ?Cidade Limpa? para que as máquinas do estado continue ajudando também as cidades.

CP ? Na área de saúde, o que o senhor pretende fazer para resolver os problemas no Estado?
Padre Ton ? A Saúde é uma política pública que mais o povo reclama. A nossa proposta é descentralizar a saúde no estado. Como nós iremos fazer isso? Equipando os hospitais regionais, como o de Ji-Paraná. O recurso da saúde será decidido todos os anos através da união entre os municípios e o estado. Precisamos aplicar corretamente os recursos na saúde e agora com a liberação dos 25% do Pré Sal, será possível investir ainda mais na melhoria da saúde no estado. Iremos criar um programa que incentive os médicos a virem para o interior. ?50% dos médicos especialistas estão concentrados na capital?, lembrou. Junto com o Ministério da Saúde, iremos criar este programa e, além disso, iremos criar bolsas para incentivar os alunos que mais se destacarem, para que estudem medicina. Neste acordo, eles irão trabalhar quatro anos em Rondônia, atendendo a população. Precisamos criar parcerias com o Governo Federal para que os médicos tenham residência e fique no estado. Outro pronto é a saúde preventiva. Temos o Mais Médicos, precisamos unir a este programa, o governo estadual tem que entrar com alguma coisa para incentivar este programa. Temos que unir aos municípios para que o estado incentive aos agentes de saúdes que, diariamente visitam os bairros e as comunidades mais longe e ajudam na saúde preventiva evitando epidemias que matam o povo.

CP ? Na área da Educação, quais as propostas para incentivar os estudantes?
Padre Ton ? Nós vamos cumprir o Plano Nacional de Educação que obriga os governos dos estados a aumentarem os financiamentos da educação. Pra seguir as metas do Plano Nacional de Educação, nós temos que revisar o plano de carreira dos professores e o salário que é injusto. Queremos erradicar o analfabetismo no estado e em quatro anos, queremos que 30% dos alunos de ensino básico estudem em tempo integral, para isso, precisamos fazer investimentos como reforma das escolas, concursos públicos, nova grade de ensino com aulas de músicas, esporte e lazer e garantir o uniforme para todos os alunos da rede pública do estado. Iremos trabalhar também para erradicar a evasão escolar do ensino médio em Rondônia. ?O ensino básico é um direito de todos?, destacou.

CP ? Quais os investimentos em políticas públicas para evitar que os jovens se envolvam com a criminalidade?
Padre Ton ? Temos que investir pesado na educação e na segurança. A população do estado hoje é de um milhão e 700 mil habitantes e para garantir uma segurança mais eficaz, nos precisaríamos de mais de oito mil novos policiais, além de investir em inteligência, estrutura, armamentos e mais qualidade de trabalho. Nós temos que dar mais estrutura para nossos policiais para garantir mais seguranças à população. Não é justo quem paga imposto ficar trancando em suas casas enquanto os bandidos vivem na rua. Temos que voltar a ronda escolar para cuidar da nossa juventude. Iremos criar o programa ?Polícia Amiga? que visa que o policial se aproxime mais da comunidade e dos empresários. Essa polícia vai detectar problemas como ruas escuras e a falta de segurança nos bairros. Uma outra questão é a criação de uma Coordenadoria dos Direitos Humanos no Estado e de uma secretaria de crimes de comoções públicas, onde a investigação será feita pela Polícia Civil, mas junto com o Ministério Público e a Polícia Federal.

CP ? Quais os projetos que o senhor teria para o Esporte e a Cultura do Estado?
Padre Ton ? Iremos retomar a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, planejar e levantar o que temos para poder fazer um bom trabalho nestas áreas de grande importância para o estado. Nesta secretaria ficará também o turismo, geração de emprego e renda no estado. Na área do esporte, temos que fazer um levantamento de quais são praticados no estado para que o Governo possa apoiar os atletas rondonienses. Outro ponto importante é o turismo do estado, queremos resgatar as festas populares folclóricas e tradicionais e apoiar a cultura dos migrantes. Queremos a participação nas festas agropecuárias, nas feiras de negócios e festas tradicionais em todo o estado. Precisamos criar um catálogo para o turismo, investir junto aos empresários, para cativar a vinda dos visitantes ao estado, garantindo mais renda e divulgação.

CP: Quais são suas prioridades no seu plano de Governo?
Padre Ton ? Eu acredito que o próximo governo vai ter que priorizar o processo de industrialização. Nós temos alimentos produzidos no próprio estado e quando vamos no supermercado compramos, a maioria dos produtores que vem de fora. O próximo governo tem que investir pesado na agroindústria e garantir que o que é produzido aqui, seja vendido nos comércios locais. O que temos que podemos industrializar? |A madeira que sai como matéria prima, cerâmica e outros produtos. Industrializando, poderemos gerar emprego e riqueza para o estado. ?Não se gera riqueza só com aumento de impostos. O estado não pode atrapalhar quem trabalha. Quero ser um governo pra Rondônia transparente e de parcerias?.

Fonte:






Noticia vista 1211 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.